quinta-feira, 26 de março de 2009

CRONOGRAMA

CAMPO VERDE MT. FORMADORA: NEUZELI M. NÓBREGA TURMA : A TOTAL DE CURSISTA: 19 PERÍODO: MATUTINO ENCONTROS PRESENCIAIS - 1º SEMESTRE DATAS PREVISTAS:
ABRIL: 04/04/2009 - APRESENTAÇÃO DO GESTAR II E GUIA GERAL 16/04/2009 - (TP3 - UNID.09/10) - GÊNEROS TEXTUAIS 25/04/09 - ELABORAÇÃO DO PROJETO E ABERTURA DO BLOG. MAIO: 14/05/09 - (TP3 - UNID.11/12) - DEVOLUTIVAS DO AVANÇANDO NA PRÁTICA (UNID.09 E 10) - TIPOS TEXTUAIS 30/05/09 - (TP4 - UNID.13/14) - LEITURA, ESCRITA E CULTURA - O PROCESSO DA LEITURA - DEVOLUTIVAS DO AVANÇANDO NA PRÁTICA (UNID.11 E 12) JUNHO: 06/06/09 - (TP4 - UNID.15/16) - MERGULHO NO TEXTO - A PRODUÇÃO TEXTUAL:CRENÇAS, TEORIAS E FAZERES 20/06/09 - (TP5 - UNID.17/18) - ESTILÍSTICA - COERENCIA TEXTUAL JULHO: 11/07/09 - (TP5 - UNID.19/20) - COESÃO TEXTUAL - RELAÇÕES LÓGICAS NO TEXTO 18/07/09 - AVALIAÇÃO OBs: OS PLANTÕES PEDAGÓGICO COMEÇARAM ACONTECER A PARTIR DO DIA 06/04/2009, EM HORÁRIO NORMAL DE EXPEDIENTE.MAS ALÉM DO PLANTÃO NORMAL ESTOU FAZENDO ALGUNS EM HORÁRIO ESPECIFICO, PARA ATENDER AS NECESSIDADES DOS PROFESSORES, DEVIDO A EXTENSA CARGA HORÁRIA DE TRABALHO. DIA:07/05/09 - PLANTÃO PEDÁGICO DAS 18:00HS ÀS 22:00HS DIA:16/05/09 - PLANTÃO PEDAGÓGICO DAS 7:00HS ÀS 11:00HS .

"GESTAR II "

GESTAR II – Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. O que é o GESTAR? É um programa de formação continuada semi-presencial, orientado para a formação de professores de matemática e Língua Portuguesa, de 5ª à 8ª série ( 6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. Objetivando a atualização dos saberes profissionais por meio de subsídios e do acompanhamento da ação do professor no próprio local de trabalho e consequentemente, melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sócio – cultural e discussões sobre questões prático – teóricas. Com a parceria do Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Básica (SEB), e da Secretaria Municipal de Educação de Campo Verde. No qual, a Formação do cursista, (professor) terá um total de 300 hs, sendo 120 horas presenciais e 180 horas à distancia ( estudos individuais) para cada área temática. Cada área temática do GESTAR II é composta pelas publicações: 1 Guia Geral 1 Caderno do Formador 6 Cadernos de Teoria e Prática – TP 6 Cadernos de Apoio à Aprendizagem do AAA – versão do professor 6 Cadernos de Apoio à Aprendizagem do Aluno _ AAA _ versão do aluno ( para uso do professor). O programa visa contar também com a participação dos diretores e coordenadores pedagógicos das escolas participantes, os quais, têm como atribuições e responsabilidades: Organizar os horários de estudo dos professores (Hora atividade). Obter compromisso formal dos professores em participar do programa. Realizar o acompanhamento da prática pedagógica do professor e a sua consonância com as diretrizes ( sócio – Construtivista do processo de ensino – aprendizagem, onde alunos e professor constróem juntos o conhecimento em sala de aula ) do Gestar. * A realização das reuniões periódicas de (quatro horas de duração) ocorrerá a cada três semanas com o formador de Língua Portuguesa (Neuzeli ) e de Matemática, (CEFAPRO – Primavera do Leste), serão realizadas na Escola M. Monteiro Lobato.

Formação.

Professores da rede Municipal e Estadual do município de Campo Verde, participaram de uma reunião com o Cefapro de Primavera do Leste, na Camara Municipal, na oportunidade divulgaram os cursos oferecidos nas diversas áreas da Educação, visando melhoria na qualidade de ensino aprendizagem. Na oportunidade contamos com a presensa de todos os professores da rede de ensino, onde tiveram a oportunidade de conhecer toda a Equipe do CEFAPRO e suas ações.

CEFAPRO - PRIMAVERA DO LESTE. MT

O pólo do Centro de Formação e Atualização dos profissionais do Ensino Básico ( CEFAPRO ) de Primavera do Leste, realizará na sexta_feira (20.03.09) às 13:30hs, No Plenário da Câmara Municipal de Campo Verde MT, uma palestra para divulgar os Cursos Oferecidos aos professores municipais e estaduais de Campo Verde. Este evento é uma parceria do CEFAPRO com a secretaria municipal de Educação, o qual, visa levar conhecimento ao corpo docente de Campo Verde, sobre todo o amparato que o CEFAPRO oferece a nível de cursos de formação continuada nas diversas áreas da Educação.