domingo, 26 de abril de 2009

OFINA DO DIA 25.04.09.

GESTAR II, NO MUNICPIO DE CAMPO VERDE MT. Oficina nº 3.
Esse foi o nosso terceiro encontro do Gestar II, o qual sentimos a necessidade de trabalharmos com a elaboração do projeto, uma vez que se faz necessário começarmos quanto antes o seu desenvolvimento dentro da escola. Diante disso ,fizemos uma leitura compartilhada da parte do Guia Geral que fala especificamente do projeto. Ficou claro aos professores cursistas que deveriam desenvolver um projeto para a finalização do programa, de preferência interdisciplinar, a ser implementado em sala de aula, houve uma breve explanação do que seria esse projeto e sua estrutura.
As discussões foram feitas em grupos por escola, visualizando as necessidades de cada uma , para logo após partirem para a elaboração do mesmo, ficaram bastante entusiasmados com as idéias que surgiram com as discussões, e partiram para a escrita, ficando claro aos professores, que suas ações são individualizadas dentro do projeto. Foi bastante produtiva a ação e todos participaram com bastante entusiasmo da atividade. Em seguida fomos para o Laboratório de Informática da escola para a criação do blog, nossa...essa parte foi contagiante ver o entusiasmo de todos com o blog, e também o desespero daqueles que não estavam conseguindo, eu fiquei quase doida, mas foi muito legal perceber que tamanha era a novidade para eles. A cada encontro admiro ainda mais essa equipe, esforço, dedicação, boa vontade, ingrediente que com certeza fará com que creçam a cada dia. Estou realmente deslumbrada com esse grupo, que rompe barreiras em busca do que acreditam.
NEUZELI M. NÓBREGA FORMADORA EM LINGUA PORTUGUESA GESTAR II
É ISSO AI PROFª CIDA ..RSRS!!
ESSE BLOG...RSRS!
PROFª MAURA E JANETE SE DIVERTINDO COM A CRIAÇÃO DO BLOG.
PROFª CRISTIANE CRIANDO SEU BLOG.
PROFª JANETE CRIANDO SEU BLOG NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA.
TURMINHA ANIMADA COM O PROJETO- DIA 25.4.09
CURSISTAS ELABORANDO O PROJETO.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

OFICINA (DIA 25.04.09) PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO E DO BLOG.

Pensando Bem! É Preciso Reciclar... Viver bem, às vezes, é só uma questão de recomeçar, reaprender, reciclar. Para que tudo tenha um novo impulso, ganhe uma nova luz. Reciclar para imprimir novas palavras, novas experiências, novos sentimentos. Avaliando erros para gerar acertos, mudando trajetos para entender os caminhos, olhando a vida, todo dia, com o coração novinho em folha. Pensando bem, é esse o nosso papel, o que nos dá sentido. Pois se fazendo como sempre foi feito a gente acaba chegando ao mesmo lugar, melhor então é rever, com clareza, o que verdadeiramente queremos buscar sabedoria no que já fizemos e aí, então, realizar de outra maneira, fazer diferente, reinventar. Crer para ver que há um poder impaciente por se revelar a quem não desiste, recria, vai em frente, buscando sempre, dentro de si, o melhor.
José Oliva.
Gestar II – Língua Portuguesa Dia 25.04.2009

quarta-feira, 22 de abril de 2009

OFICINA DIA 16.04.09

OFICINA - Nº 2 UNIDADE 09 E 10.

Dia 16.04.09, ocorreu a 2ª Oficina em Língua Portuguesa, do Programa Gestar II, no Município de Campo Verde MT, na qual foi feito o estudo das Unidades 09 e 10 da TP3.

Foi um momento de muita expectativa, tanto para mim, quanto para os professores cursistas, pois na oficina anterior tíamos feito somente a introdução do projeto com os slides do Gestar e do Guia Geral e a entrega do material.

Chegou o grande dia, fui para a Oficina ansiosa para ver no que ia dar, para a minha felicidade, deu tudo certo, os cursistas estavam tão ansiosos quanto eu, iniciei o encontro com uma linda mensagem em slides de reflexão, trabalhando a sensibilização, em que gerou depoimento de alguns professores sobre objetivos e determinação em nossa vida. Em seguida fizemos uma leitura compartilhada do texto "A História do Lápis".

Desenvolvemos o estudo das unidades 09 e 10 da TP3, em pequenos grupos, onde os professores se familiarizaram um pouco mais com o material e tiveram a oportunidade da troca de idéias e experiências sobre os conteúdos abordados e suas práticas em sala de aula: os conteúdos em contexto eram: Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado, relacionando os gêneros textuais e sua competência sociocomunicativa, como também, identificar características que levam à classificação de um gênero textual.

Em seguida cada grupo desenvolveu um planejamento com um dos Avançando na Prática das duas unidades, foi maravilhoso, eles adoraram, e no momento da socialização dos planejamentos houve sugestões sobre os conteúdos abordados e qual a melhor maneira de desenvolvê-los em sala de aula.

Senti naquele momento, que os professores, tinham abraçado o programa, e que tinha tudo pra dar certo, pois todos estavam ali com o mesmo propósito que é a melhoria de suas práticas pedagógicas.

NEUZELI MARQUES NÓBREGA

FORMADORA DE LINGUA PORTUGUESA

GESTAR II

CAMPO VERDE MT.

ACREDITO NESSA EQUIPE!! CURSISTAS DE LÍNGUA PORTUGUESA! OFICINA NO DIA 16.04.2009
PARABÉNS MENINAS!
PROFª JANETE EXPONDO O TRABALHO DO GRUPO!
PROFª ALICE E ROSA EXPONDO O TRABALHO DO GRUPO!
PARABÉNS MENINAS!
É ISSO AI! MUITO ESTUDO!
GRUPO TRABALHANDO ANIMADOS!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

A História do Lápis. O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim? A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto: Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras,é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial. - Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida! - Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo. "Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade". "Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor." "Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça "Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você." "Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação". GESTAR II LÍNGUA PORTUGUESA FORMADORA: NEUZELI M. NÓBREGA

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Material do Gestar II
Neuzeli Marques Nóbrega Formadora de Língua Portuguesa Gestar II CAMPO VERDE MT.
Professores cursistas, recebendo o material do Gestar II. Dia 04.04.2009

segunda-feira, 6 de abril de 2009

DIA 04.04.09
Gestar II - Lingua Portuguesa
Aula Inaugural - Gestar II
Geremias e Zoraide! Cefapro!

Cefapro (20.03.09)

Encontro com a equipe do CEFAPRO de Primavera do Leste em Campo Verde, no dia 20.03.09.

OFICINA - DIA 04.04.09

CHEGOU O GESTAR II. NO MUNICIPIO DE CAMPO VERDE MT. OFICINA Nº 1 - AULA INAUGURAL. GESTAR II E GUIA GERAL.
Neste sábado (04.04.09) aconteceu o primeiro encontro (aula inaugural) do Gestar II, em Língua Portuguesa, onde foi apresentado através de slides todo o programa aos cursitas, e o estudo do Guia geral, com mensagens de incentivo e reflexão de nossa prática.
Foi um encontro muito significativo e bastante produtivo, em que os professores puderam perceber a dimensão do programa e o compromisso que todos devem ter no decorrer seu desenvolvimento, que será durante todo o ano letivo de 2009. A oficina aconteceu com todos os cusistas juntos, no primeiro momento, Lingua portuguesa e Matemática, na qual, contamos com a presença do Secretário de Educação do municipio de Campo Verde MT, Professor Josias Conceição da silva e da Coodernadora do gestar II a nível de município Eliciane Coradine Ferreira. Eu e a formadora de matemática do Cefapro de Primavera do Leste MT, Professora Rosane, iniciamos o encontro com a fala das autoridades ali presente, em seguida apresentamos o video " O SABER E O SABOR". Após uma reflexão sobre o vídeo, apresentamos o programa Gestar II e o Guia Geral a todos os cursistas, esclarecendo suas dúvidas. No segundo momento, dividimos as turmas em locais distintos para receberem o material , e também para esclarecimentos especificos da área. Confesso que fiquei muito preocupada, pois teve professor que desistiu do programa ali mesmo, alegando que não tinha como participar pois exigia muito deles, e que não tinham tempo desponíveis para se dedicar ao programa. E quando viram a quantidade do material...meu Deus...teve uma professora que me devolveu no ato da entrega, dizendo que tinha que ganhar muito bem para fazer esse curso. Nossa! Naquele momento me senti tão pequena, e ao mesmo tempo decepcionada, me perguntando que profissional é esse, mas em compensação os demais estavam preocupados sim, mas também animadíssimos e ansiosos , e foi nesses profissionais que depositei todas as minha s expectativas, na busca da melhoria de nossas práticas pedagógicas. Desejamos a todos "Boa Sorte" e que aproveitem ao máximo essa oportunidade de compartilhar suas experiências passando para os colegas seus conhecimentos de sala de aula nas ofinas que estão por vir, pois quem faz a educação somos todos nós.
NEUZELI MARQUES NÓBREGA FORMADORA DE LINGUA PORTUGUESA GESTAR II , CAMPO VERDE MT.