quinta-feira, 25 de junho de 2009

OFICINA - DIA 18.06.09

GESTAR II EM CAMPO VERDE MT. OFICINA Nº7 - LÍNGUA PORTUGUESA SOCIALIZAÇÃO DAS UNIDADES 15 E 16 DA TP4 ESTUDOS DAS UNIDADES 17 E 18 DA TP5.
No dia 18.06.2009, tivemos a 7ª Oficina do programa, GESTAR II de Língua Portuguesa em Campo Verde MT. Mais um encontro em que as trocas de experiências de suas práticas em sala de aula com o Avançando na Prática foi socializado com muito sucesso e entusiasmo, ficando claro que o processo de interação entre alunos e professores acentua a cada dia, apesar de estarmos vivendo um momento de acúmulos de atividades nas escolas, todas as ações foram aplicadas com muita qualidade, com o desenvolvimento de vários avançando na prática, com diversidades didáticas pedagógicas.s Nas unidades 15 e 16 da TP4, tivemos escolhas da seção dois nas duas unidades, em que vários professores partiram do texto “Nossas Cidades”. Na ação perceberam que alguns alunos tiveram dificuldades no entendimento do texto, polissemia, conotação, linguagem formal e informal, mas após várias leituras e discussões o objetivo foi alcançado. Nas ações em sala de aula, tivemos montagem de textos recortados em partes, estruturação, correção, montagem de convites, cartazes de divulgação das festas tradicionais do município, inclusive da festa junina, danças culturais de vários Estados, composição de poemas concretos, usando como tema principal o município de Campo Verde, além das oficinas livres dos AAAs, que foram aplicados por alguns professores. Enfim, percebe-se que os professores se interagem cada vez mais com o material do Gestar e a criatividade nas escolhas e aplicações da atividades estão a cada dia superando nossas expectativas, todos os alunos participam ativamente das ações pedagógicas em sala de aula, motivando ainda mais os professores, pois percebem que suas aulas melhoram gradativamente. Foram apresentadas as mensagens em slides "Sou-educadora", "Aprendendo". E a leitura reflexiva do texto " Torne-se um lago". Assim, como afirma Paulo Freire na frase “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.

Torne-se um lago.

O velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d'água e bebesse. -'Qual é o gosto?' - perguntou o Mestre. -'Ruim' - disse o aprendiz. O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago. Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago. Então o velho disse: -'Beba um pouco dessa água'. Enquanto a água escorria do queixo do jovem o Mestre perguntou: -'Qual é o gosto?' -'Bom!' disse o rapaz. -'Você sente o gosto do sal?' perguntou o Mestre. -'Não' disse o jovem. O Mestre então, sentou ao lado do jovem, pegou em suas mãos e disse: -'A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos. Quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido de tudo o que está a sua volta. É dar mais valor ao que você tem do que ao que você perdeu. Em outras palavras: É deixar de Ser copo, para tornar-se um Lago.

GESTAR II – LINGUA PORTUGUESA

FORMADORA: NEUZELI M. NÓBREGA

18.06.2009

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS CURSISTAS.
PROFESSORES CURSISTAS SOCIALIZANDO SUAS EXPERIÊNCIAS COM O AVANÇANDO NA PRÁTICA DAS UNIDADES 15 E 16 DA TP4.
ESTUDO DAS UNIDADES 17 E 18 DA TP5

segunda-feira, 8 de junho de 2009

OFICINA- DIA 06.06.09

GESTAR II EM CAMPO VERDE MT. OFICINA Nº 6 TP4 - DEVOLUTIVAS DAS UNIDADES 13 E 14 ESTUDOS DAS UNIDADES 15 E 16.
No dia 06.06.09, realizamos mais uma oficina do Gestar II, no Município de Campo Verde MT. Foi o nosso sexto (6º) encontro . Os professores então bastante animados com as aplicações das atividades com seus alunos, eles sentem-se entusiasmados com as realizações das atividades propostas, e já querem saber quando será a próxima atividades, e as turmas que ainda não foram desenvolvidas atividades cobram dos professores, quando eles vão fazer as atividades do Gestar. Os trabalhos estão motivando tanto os professores como também alunos, e isso faz com que busquem a qualidade e o aperfeiçoamento a cada atividade realizada. Foi um momento de muita troca de idéias, experiências, sugestões enriquecedoras das práticas pedagógicas, sinto que a cada oficina eles se interagem cada vez mais, e estão realmente motivados e integrados com o projeto. As atividades desenvolvidas são bastante diversificadas, alunos que não desenvolvem tarefas em sala , participaram dizendo “essa atividade vou fazer com prazer”, deixando o professor feliz , ao perceber que suas ações estão sendo significativas. Alguns professores ainda sentem dificuldade em conciliar o tempo entre a aplicação das atividades do gestar com seu planejamento e atividades da escola, mas a maioria já conciliam muito bem as atividades entre as oficinas, pois já estão conseguindo tornar o processo das atividades em ações continua s, facilitando assim sua aplicações.Aos poucos eles estão se descobrindo dentro do Gestar . Além das atividades do Avançando na Prática, ele estão trabalhando também com as atividades dos AAA, estão gostando muito das atividades, suas aplicações estão sendo um sucesso, os professores se interagem cada vez mais com o material, e estão sabendo usufruir muito bem dele.
Os Avançando na Prática mais aplicados foram: O da unidade 13, Seção 1 – Letramento, e Seção 3 – Conhecimento Prévio e a atividade de leitura e escrita. Dessas unidades tivemos uma diversidade de ações, observação e transcrições de trajetos, anúncios no comércio e suas estruturas, o uso da escrita em jornais revistas ,para em seguida fazer uma análise de suas estruturas. Como também foram feito levantamentos das festas Locais, com produção escrita, e reestruturação dos mesmos, exposição das atividades no mural da escola. Enquanto que da unidade 14, foram desenvolvidas as três seções, cada professore a seu modo, ou seja, com sua metodologia, foram desenvolvidas atividades diversificadas por cada professor, mas todas muito interessante, que chamou a atenção e o interesse do aluno ao efetuá-la.
Os projetos já foram elaborados pelos professores cursistas em uma oficina específica, e estão sendo aplicados por todos nas escolas, já está a todos vapor com previsão de sua culminância e tudo, sinto um grande entusiasmo por parte dos professores, pois estão conseguindo fazer com que os alunos se envolvam efetivamente em suas ações. Só falta os registros do projeto no blog, como também, as ações que já foram desenvolvidas, mas acredito que nos próximos dias serão feitos todos os registros.
Apesar da extensa carga horária de trabalho semanal de cada professor cursista, sinto que estão bastante motivados, e fazem de tudo para atuarem efetivamente em todas as ações tanto do projeto como das oficinas, em busca da qualidade de suas aulas. No início de cada oficina sempre trabalhamos uma dinâmica, e nesse encontro foi apresentado as mensagens em slides: " Sementes..." , " Orvalho de Vida"! São mensagens que nos fazem refletir sobre nossas ações, as quais no possibilitou calorosas discussões sobre nossos atos cotidianos. Acredito que o Gestar II está sendo uma experiência maravilhosa, nós somos instrumentos ativos desse processo que tem tudo pra dar certo!

SEMEAR....

Quem planta árvores, colhe alimento.

Quem semeia flores, colhe perfume.

Quem semeia o trigo, colhe o pão. Quem planta amor, colhe amizade. Quem semeia alegria, colhe felicidade. Quem planta a vida, colhe milagres. Quem semeia a verdade, colhe confiança. Quem planta fé, colhe a certeza. Quem semeia carinho, colhe gratidão. No entanto, há quem prefira, semear tristeza e colher desconsolo, plantar discórdia R colher solidão, semear vento e colher tempestade, plantar ira e colher desafeto, semear descaso e colher um adeus, plantar injustiça e colher abandono. Somos semeadores conscientes, espalhamos diariamente milhões de sementes ao nosso redor. Que possamos escolher sempre as melhores, para que, ao recebermos a dádiva da colheita farta, tenhamos apenas motivos para agradecer.

GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA DIA: 06\06\2009

FORMADORA: NEUZELI M. NÓBREGA

domingo, 7 de junho de 2009

Estudo das unidades 15 e 16 da TP4.
Atividades desenvolvidas em sala de aula pelos professores cursistas.
Professores curistas socializando suas experiências em sala de aula, com o Avnçando na Prática das unidades 13 e 14 da TP4.

terça-feira, 2 de junho de 2009

OFICINA- DIA 30\05\O9

RELATÓRIO - OFICINA OFICINA Nº 5
Esse foi o 5º encontro do gestar II no Municipio de Campo Verde, no qual tivemos a oportunidade de socializarmos o Avançando na Prática das unidades 11 e 12 da TP3. Os mais aplicados em sala de aula pelos professores cursistas foram os da unidade 11, seção 1 (Sequências Tipológicas: Descrição e Narração), e Seção 2 (Tipos injuntivo e preditivo.E na unidade 12, Seção -1 Gêneros textuais e sequências Tipológicas, e Seção 3 (A intertextualidade entre gêneros textuais). Foi muito interessante observarmos que, mesmo aqueles professores que desenvolveram ma mesma atividade, todas elas tiveram sua especificidade , ou seja, cada um com sua metodologia e criatividade, todas muito inovadoras. Tivemos vários tipos de textos, como desfecho das atividades, com o quais foram produzidos gibis, frases ilustradas, histórias em quadrinho, horóscopos, produções de textos em diversos gêneros textuais. Os meios pelos quais foram desenvolvidas as atividades, foi de acordo com a realidade de cada escola e sua clientela, ( zona urbana e zona rural), mas sem dúvida a inovação nas ações pedagógicas dos cursistas tem motivado os alunos, como também o próprio professor. Fizemos o estudo das unidades 13 e 14, da TP4, em grupo (dupla) e cada grupo fez o estudo de uma seção, desenvolvendo um planejamento com o Avançando na Prática da seção em estudo. Em seguida cada grupo apresentou seu planejamento em forma de seminário. Esse momento foi muito rico e bastante significativo com reflexões acerca do ato de ensinar e da aprendizagem, e o que pretendemos alcançar com nossas ações dentro de sala de aula, lembrando sempre de valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, sua cultura e também as diversidades culturais. As discussões acerca do tema abordado nas unidades, e as várias possibilidades de como trabalhar o assunto com o aluno, e o que devemos considerar como forma de multiplicidade de escolhas, nos proporcionou naquele momento discussões riquissímas sobre o assunto, em que os professores participaram com fervor e com um entusiasmo contagiante, onde enfatizemos as práticas discusivas de leitura e escrita como fenômenos sociais, que ultrapassam os limites da escola.
NEUZELI M. NÓBREGA - FORMADORA GESTAR II LINGUA PORTUGUESA CAMPO VERDE MT.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

SONHOS Quando os nossos sonhos se acabam, fica um vazio imenso, Uma vontade de parar, De desistir de tudo... É um período difícil, em que os dias, as horas, e até os segundos são longos... Não conseguimos progredir... Falta vontade, motivação... Fechamo-nos para tudo e para todos, como se nada importasse, nada tivesse algum valor... Vamos nos destruindo pouco a pouco... Por que será que muitas coisas em que acreditamos, chegam ao fim? Acreditamos na felicidade eterna, e muitas vezes ela não passa de um pequeno tempo... Tempo suficiente para deixar uma saudade infinita... Até que um dia... Um novo sonho começa a dar o ar de sua graça, chegando de mansinho, tentando abrir os cadeados do nosso coração... Estamos trancados, com um enorme medo de sofrer de novo. Mas mesmo assim, o novo sonho vem chegando, trazendo na mala tudo de novo... E como todo novo sonho, é regado de novidades que fascinam, mexendo com emoções adormecidas, trazendo de volta a emoção de viver, amar, recomeçar! Nesta hora, quando tudo ressurge, podemos avaliar melhor a vida... Temos que transformar cada pequeno instante, em grandes momentos... Eliminar tudo que maltrata o nosso corpo, o nosso espírito, e dar lugar somente ao que nos engrandece como verdadeiro ser humano e filho de Deus! E se os seus sonhos estiverem nas nuvens, não se preocupe... Eles estão no lugar certo. Construa os alicerces, e SUBA! Nunca desista de ser feliz! SONHE, pois o SONHO comanda a vida!!! Atreve-te a SONHAR e encontra a FELICIDADE.
ELIENE MENEZES
GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA 30/05/09
Estudo das unidades 13 e 14 da TP4.
Atividades desenvolvidas pelos professores cursistas com seus alunos!