segunda-feira, 24 de agosto de 2009

CRONOGRAMA- 2º SEMESTRE - GESTAR II



AGOSTO


DIA:15.08.09 TP1 - UNIDADES 01 E 02 1-VARIANTES LINGUISTICO: DIALETOS E REGISTROS. 2-VARIANTES LINGUISTICOS: DESFAZENDO EQUÍVOCOS.  
DIA: 29.08.09 - TP1 - UNIDADES 03 E 04 3- O TEXTO COMO CENTRO DAS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DA LÍNGUA 4-A INTERTEXTUALIDADE.  

SETEMBRO.  
DIA: 12.09.09 TP2 - UNIDADES 05 E 06 5-GRAMÁTICA: SEUS VÁRIOS SENTIDOS 6-A FRASE E SUA ORGANIZAÇÃO  
DIA: 26.09.09 TP2 - UNIDADES 07 E 08 7-A ARTE: FORMAS E FUNÇÃO 8-LINGUAGEM FIGURADA  

OUTUBRO.  
DIA:10.10.09 TP6 - UNIDADES 21 E 22 21-ARGUMENTAÇÃO DE LINGUAGEM 22-PRODUÇÃO TEXTUAL: PLANEJAMENTO E ESCRITA.  
DIA: 24.10.09 - TP6 - UNIDADES 23 E 24 23 – P PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL:REVISÃO E EDIÇÃO 24 – LITERATURA PARA ADOLESCENTES  

NOVEMBRO.  
DIA: 07.11.09SOCIALIZAÇÃO DA CULMINÂNCIA DO PROJETO  
DIA: 14.11.09 - AVALIAÇÃO FINAL DO PROGRAMA

Dia: 15/08/09


Dia: 15/08/09
Campo Verde Mt.
Gestar II
Língua Portuguesa
1ª Oficina – 2º Semestre
Oficina Nº 10
TP1 – Unidade 1 e 2
No dia 15 de agosto de 2009, aconteceu a 10ª ( décima) Oficina do Gestar II em Língua Portuguesa, no Município de Campo Verde MT, na qual mais uma vez os professores socializaram suas práticas pedagógicas com as atividades do Gestar II.
Na primeira unidade da TP1, chamada variantes lingüísticas: dialetos e registros, que distingue normas e usos da língua e na segunda unidade TP1, variantes lingüísticas desfazendo equívocos, trabalhando oralidade e escrita, a norma culta e o texto literário, esclarecendo a importância da compreensão mais ampla desses acontecimentos linguisticos. Foram desenvolvidas diversas atividades com metodologias e didáticas pedagógicas diferenciadas, com pesquisas sobre as várias modalidades da língua, língua padrão e de grupo, na busca da caracterização da língua oral e escrita.
Nas duas primeiras unidades foram desenvolvidas diversas atividades com pesquisas, confecção de mini-dicionário, abordando a linguagem de grupo e seus significados, produção escrita de textos.
Todas as atividades propostas aos alunos dos Avançando na Prática pelos professores cursistas obtiveram resultados satisfatórios e bastante significativos, onde todos os alunos participaram da ação, demonstrando interesse e bastante motivados na efetivação de todas as etapas da atividade proposta pelo professor.
Foi a primeira oficina após o segundo encontro do Gestar II em Cuiabá (Águas Quentes de São Vicente, de 10 a 14 de agosto de 2009), onde ocorreu a socialização das experiências com o programa nos município através dos formadores, momento que compartilhamos nossas satisfações e insatisfações em nossa prática junto aos cursistas. Acredito que foi um momento riquíssimo, que nos proporcionou conhecimentos e também a oportunidade de refletirmos sobre nossa prática pedagógica, e também avaliarmos melhor nossos cursistas, com suas dificuldades práticas, por falta de tempo devido a uma carga horária de trabalho extensa e disgastante, para o professor. E como também, percebemos que muitos têm a oportunidade e não aproveitam e outros com muito mais dificuldades dão o melhor de si, aproveitam o máximo que podem.
É através desse profissional que acreditamos em uma educação de qualidade, desenvolvida com responsabilidade na busca da formação do verdadeiro cidadão, cumpridores de seus deveres e também conhecedores de seus direitos.


OFICINA:15.08.09 SOCIALIZAÇÃO DAS UNIDADES 01 E 02 DA TP1

domingo, 23 de agosto de 2009

Oficina -Dia:15.08.09





segunda-feira, 17 de agosto de 2009

GESTAR II - AGOSTO DE 2009.


   
              
Gestar II
    De 10 a 14 de agosto, ocorreu a 2ª etapa de Formadores do Gestar II em Mato Grosso. Foi um momento de avaliação da 1ª etapa e planejamento para o 2° semestre. o Gestar busca, durante a formação, o desenvolvimento da competência dos docentes no que se refere ao ensino e à aprendizagem. “O Gestar vem para melhorar a qualidade de ensino nas disciplinas de Português e Matemática. Com o curso, os professores passam a mediar os conhecimentos que o programa proporciona em sala de aula”.
O relato dos formadores foi o melhor possível. “A proposta de todo o material didático é orientar o professor a fazer das situações problemas um desafio”.


















domingo, 9 de agosto de 2009

OFICINA DA PT5. DIA 16.07.2009

GESTAR II EM CAMPO VERDE MT.

OFICINA Nº 9 - LÍNGUA PORTUGUESA

SOCIALIZAÇÃO DAS UNIDADES 19 E 20 DA TP5.

No dia 16.07.2009, aconteceu a 9ª Oficina do programa, GESTAR II de Língua Portuguesa em Campo Verde MT. Na qual fizemos a leituras de uma mensagem ( O TREM DA VIDA) de Silvana Duboc, além de outras em slydes, que nos levaram a reflexão de nossos objetivos e a determinação para a sua realização.

Mais um encontro em que tivemos a oportunidade de socializarmos as atividades do Avançando na Prática das unidades 19 e 20 da TP5. Na qual foram desenvolvias todas as seções das duas unidades de forma bastante diversificadas e criativas, mais as seções que foram mais trabalhas foram: As três seções da unidade 19 ( coesão e progressão textual), as seções dois e três da umidade 20 (A lógica no texto, a negação e o significados Implícitos).

Foi comovente e contagiante observar a impolgação com que os professores socializam suas esperiências junto aos alunos das atividades do Gestar II, onde professores e alunos interagem com o programa, foram experiências maravilhosas e muito significativa, pois tinha o sabor do dever comprido de toda uma expectativa, não só para mim como formadora , mas para o professor cursista também, mas enfim, chegamos ao término da primeira etapa do projeto com todas as oficinas desenvolvidas e socializadas, somente os registros de alguns cursistas que não estão totalmente prontos, mas chegaremos lá.

Após a socialização das atividades desenvolvidas pelos professores cursistas em sala de aula, eles responderam um ficha de auto-avaliação, em relação a sua postura, suas ações, no decorrer do curso, proporcionando-o uma reflexão de suas ações e práticas dentro do projeto. Acredito que essa auto-avaliação foi válida tanto para os professores, como para mim como formadora, pois nos fez repensar em nossas ações, possibilitando uma melhora como um todo no próximo semestre.

Em seguida fechamos o semestre com uma pequena comemoração, momento raro, pois a correria do dia a dia nos impossibilita da realização desses pequenos momentos, mais de grande significado. Foi maravilhoso, onde a descontração foi contagiante e o gostinho de quero mais ficou no ar. Como diz a mensagem abaixo de Paulo Coelho.

A VIDA

A vida é como uma corrida de bicicleta, cuja meta é cumprir a Lenda Pessoal.

Na largada,estamos juntos, compartilhando camaradagem e entusiasmo. Mas,à medida que a corrida se desenvolve, a alegria inicial cede lugar aos verdadeiros desafios: o cansaço, a monotonia, as dúvidas quanto à própria capacidade. Reparamos que alguns amigos desistiram do desafio, ainda estão correndo,mas apenas porque não podem parar no meio da estrada. Eles são numerosos, pedalam ao lado do carro de apoio, conversam entre si, e cumprem sua obrigação.

Terminamos por nos distanciar deles; e então somos obrigados a enfrentar a solidão, as surpresas com as curvas desconhecidas, os problemas com a bicicleta.

Perguntamos-nos finalmente se vale a pena tanto esforço.

Sim, vale...É só não desistir

Paulo Coelho

Há algum tempo li um livro que comparava a vida a uma viagem de trem. Uma leitura extremamente interessante, quando bem interpretada.

Isso mesmo, a vida não passa de uma viagem de trem, cheia de embarques e desembarques, alguns acidentes, agradáveis surpresas em muitos embarques e grandes tristezas em alguns desembarques.

Quando nascemos, entramos nesse magnífico trem e nos deparamos com algumas pessoas, que julgamos, estarão sempre nessa viagem conosco, nossos pais. Infelizmente isso não é verdade, em alguma estação eles descerão e nos deixarão órfãos do seu carinho, amizade e companhia insubstituível. Isso porém não nos impedirá que durante o percurso, pessoas que se tornarão muito especiais para nós, embarquem. Chegam nossos irmãos, amigos, filhos e amores inesquecíveis!

Muitas pessoas embarcarão nesse trem apenas a passeio, outras encontrarão no seu trajeto somente tristezas e ainda outras circularão por ele prontos a ajudar quem precise.

Vários dos viajantes quando desembarcam deixam saudades eternas, outros tantos quando desocupam seu assento, ninguém nem sequer percebe.

Curioso é constatar que alguns passageiros que se tornam tão caros para nós, acomodam-se em vagões diferentes dos nossos, portanto somos obrigados a fazer esse trajeto separados deles, o que não nos impede é claro que possamos ir ao seu encontro.No entanto, infelizmente, jamais poderemos sentar ao seu lado,pois já haverá alguém ocupando aquele assento.

Não importa, é assim a viagem, cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperas, despedidas, porém, jamais, retornos. Façamos essa viagem então, da melhor maneira possível, tentando nos relacionar bem com os outros passageiros, procurando em cada um deles o que tiverem de melhor, lembrando sempre que em algum momento eles poderão fraquejar e precisaremos entender, porque provavelmente também fraquejaremos e com certeza haverá alguém que nos acudirá com seu carinho e sua atenção.

O grande mistério afinal é que nunca saberemos em qual parada desceremos, muito menos nossos companheiros de viagem, nem mesmo aquele que está sentado ao nosso lado. Eu fico pensando se quando descer desse trem sentirei saudades.Acredito que sim, me separar de muitas amizades que fiz será no mínimo doloroso, deixar meus filhos continuarem a viagem sozinhos será muito triste com certeza....mas me agarro na esperança que em algum momento estarei na estação principal e com grande emoção os verei chegar. Estarão provavelmente com uma bagagem que não possuíam quando embarcaram e o que me deixará mais feliz será ter a certeza que de alguma forma eu fui uma grande colaboradora para que ela tenha crescido e se tornado valiosa.

Amigos, façamos com que a nossa estada nesse trem seja tranqüila, que tenha valido a pena e que quando chegar a hora de desembarcarmos o nosso lugar vazio traga saudades e boas recordações para aqueles que prosseguirem a viagem

Silvana Duboc

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Término das Atividades do Gestar II em Lingua Portuguesa. 1ª Semestre. Momento de Confraternização!
1º SEMESTRE.
Processo de reflexão sobre o curso e auto-avaliação.
Atividades desenvolvidas pelos profª cursistas em sala de aula.Unidade 19 e 20 TP5.