terça-feira, 29 de setembro de 2009

Oficina - 24.09.2009


Campo Verde  Mt.
Gestar II - Língua Portuguesa
2º Semestre
Oficina Nº 13 – Socialização da  TP2 – Unidade 7e 8
Estudo das unidades 21 e 22 da TP6.

                           No dia 24 de Setembro de 2009, aconteceu a 13ª ( Décima- Terceira), oficina do Gestar II em Língua Portuguesa, no Município de Campo Verde MT,  na qual mais uma vez os professores socializaram suas práticas pedagógicas com as atividades do Gestar, socialização das unidades sete e oito da TP2 e estudo das unidades 21 e 22 da TP6. Iniciamos o encontro assistindo o vídeo “TUDO DEPENDE DE MIM.” Em seguida comentamos o vídeo, em que cada um expôs suas reflexões sobre a mensagem.
                               Após passamos para a socialização das ações  pedagógicas dos professores  cursistas  com o Avançando na Prática da TP2, unidades 7 e 8. Da unidade 7 foram desenvolvidas as seções dois e três e na unidade oito a seção três, de forma muito criativa, em que motivaram os alunos a desenvolverem as atividades com entusiasmo, dentre as atividades desenvolvidas em sala podemos citar: leituras, produções de textos, histórias em quadrinho com a presença de onomatopéia, confecção de almanaque,   confecção de cartazes, concurso de declamação de poesias, apresentação de teatro, paródias com a linguagem informal e caipira.
                          Todas as atividades foram maravilhosas, criativas e envolventes, em que os professores demonstraram estar muito contentes com a participação de todos os alunos nas atividades.
                          Em seguida, fizemos o estudo em grupo das unidades 21 e 22 da TP6, na qual os professores fizeram a leitura e elaboraram  um plano de aula  em cima do conteúdo abordado e socializaram para os colegas, com  trocas de idéias e  sugestões sobre a aula.
                      E encerramos o encontro com a leitura reflexiva da mensagem “A FORMIGA”, que nos fez pensar sobre nosso comportamento e lamurias do dia a dia, pois a mensagem termina com uma oração, na qual pedimos força, tenacidade, perseverança, inteligência e humildade, para superarmos todas as adversidades da nossa estrada, como na frase :O sucesso nunca é permanente, o fracasso nunca é total. Mas o que vale é a coragem de lutar.


segunda-feira, 28 de setembro de 2009


FORMIGA 


Outro dia, vi uma formiga que carregava uma enorme folha.
A formiga era pequena e a folha devia ter, no mínimo, dez vezes o tamanho dela.
A formiga a carregava com sacrifício.
Ora a arrastava, ora tinha sobre a cabeça.
Quando o vento batia, a folha tombava, fazendo cair também a formiga.
Foram muitos os tropeços, mas nem por isso a formiga desanimou de sua tarefa.
Eu a observei e acompanhei, até que chegou próximo de um buraco, que devia ser a porta de sua casa.
Foi quando pensei: "Até que enfim ela terminou seu empreendimento".
Na verdade, havia apenas terminado uma etapa.
A folha era muito maior do que a boca do buraco, o que fez com que a formiga a deixasse do lado de fora para, então entrar sozinha.
Foi aí que disse a mim mesmo: "Coitada, tanto sacrifício para nada."
Lembrei-me ainda do ditado popular: "Nadou, nadou e morreu na praia."
Mas a pequena formiga me surpreendeu.
Do buraco saíram outras formigas, que começaram a corta a folha em pequenos pedaços.
Elas pareciam alegres na tarefa.
Em pouco tempo, a grande folha havia desaparecido, dando lugar a pequenos pedaços e eles estavam todos dentro do buraco.
Imediatamente me peguei pensando em minhas experiências.
Quantas vezes desanimei diante do tamanho das tarefas ou dificuldades?
Talvez, se a formiga tivesse olhado para o tamanho da folha, nem mesmo teria começado a carregá-la.
Invejei a força daquela formiguinha
Naturalmente, transformei minha reflexão em oração e pedi ao Senhor:
Que me desse à tenacidade daquela formiga, para "carregar" as dificuldades do dia-a-dia.
Que me desse à perseverança da formiga, para não desanimar diante das quedas.
Que eu pudesse ter a inteligência, a esperteza dela, para dividir em pedaços o fardo que, às vezes, se apresenta grande demais.
Que eu tivesse a humildade para partilhar com os outros o êxito da chegada, mesmo que o trajeto tivesse sido solitário.
Pedi ao Senhor a graça de, como aquela formiga, não desistir da caminhada, mesmo quando os ventos contrários me fazem virar de cabeça para baixo; mesmo quando, pelo tamanho da carga, não consigo ver com nitidez o caminho a percorrer.
A alegria dos filhotes que, provavelmente, esperavam lá dentro pelo alimento, fez aquela formiga esquecer e superar todas as adversidades da estrada.
Após meu encontro com aquela formiga, saí mais fortalecido em minha caminhada.
Agradeci ao Senhor por ter colocado aquela formiga em meu caminho ou por me ter feito passar pelo caminho dela!


"Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente."



GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA
24/09/2009

SOCIALIZAÇÃO  DAS UNIDADES 7 E 8 DA TP4 E ESTUDO DAS UNIDADES 21 E 22  DA TP6.
ATIVIDADES REALIZADAS EM SALA PELOS PROFESSORES TP2,UNID.07 E 08.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Oficina - 12.09.2009


Campo Verde Mt. Gestar II Língua Portuguesa 2º Semestre Oficina Nº 12 TP2 – Unidade 5e 6 (socialização) Tp2 _ Estudo as unidades 7 e 8


No dia 12 de Setembro de 2009, aconteceu a 12ª ( Décima segunda) Oficina do Gestar II em Língua Portuguesa, no Município de Campo Verde MT, na qual mais uma vez os professores socializaram suas práticas pedagógicas com as atividades do Gestar II, socialização das unidades cinco e seis da TP2 e estudo das unidades sete e oito. Iniciamos o encontro com a leitura compartilhada da mensagem “ A ROSA”, a qual nos proporcionou um momento de reflexão sobre nossas ações, postura e a busca do novo, ver as coisas sobre um outro ângulo. ... O amor assume coloridos diversos, se tivermos coragem de nos deslocar de nosso comodismo, de romper com preconceitos, para ver a pessoa do outro de modo diferente e novo. Há uma rosa escondida em toda pessoa que não estamos sendo capazes de enxergar. Há necessidade de sairmos de nós mesmos, de nos dispormos a sentar em um lugar incômodo, de deixar de lado as prevenções, para poder ver as rosas do outro, de um ângulo diferente. Realizemos esta experiência, hoje, em nossas vidas. Procuremos aceitar que podemos ver um colorido diferente onde, para nós, nada havia antes, ou talvez, de acordo com nosso modo de pensar, jamais poderiam ser vistas outras cores. Além, das mensagens em slides, “Ninguém é Perfeito”, “O Baile da vida” e “ A Língua Portuguesa Agradece”.Todas são mensagens reflexivas, com as quais houve uma troca de opinião e idéias entre os cursistas. As atividades realizadas em sala pelos professores foram interessantes e diversificadas, muito deles optaram pela seção três, unidade 5, em que proporcionou uma reflexão sobre o comportamento e atitudes entre professor X aluno, momento de diálogo em sala. E na unidade 6, seção 2, com o uso também das atividades dos AAA2 versão do professor. Todas com produções textuais, sequência do texto, transposição para 3ª pessoa, e confecção de cartazes. Os professores se interagem cada vez mais com o material, e com isso, planejam e desenvolvem suas atividades com mais segurança, os alunos também mostram mais interesse e são bastantes dedicados e criativos com as ações de sala de aula referente ás atividades do gestar. Assim, concluo com a frase de (Lao-Tsé)....Grandes realizações são possíveis quando se dá importância aos pequenos começos.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009



A ROSA
Era uma manhã de um dia de semana, desses de céu aberto e muito sol. Um trabalhador dirigiu-se para seu local de trabalho. Passando em frente a um templo religioso, decidiu entrar. Era uma sala muito ampla e ele sentou num dos últimos lugares, bem ao fundo. Ali se pôs a fazer a sua oração cheia de vida, dialogando com Jesus. Ouviu, então, em meio ao silêncio, a voz de alguém, cuja presença não tinha percebido: venha aqui. Venha ver a rosa. Ele olhou para os lados, para frente, e viu uma pessoa sentada num dos primeiros lugares. Levantou-se e a voz falou outra vez: Venha ver a rosa. Embora sem entender, ele se dirigiu até a frente e percebeu que sobre a mesa havia realmente um vaso, no qual estava uma linda rosa. Parou e começou a observar o homem maltrapilho que, vendo-o hesitante, insistiu: venha ver a rosa. Sim, estou vendo a rosa, respondeu. Por sinal, muito bonita. Mas o homem não se conformou e tornou a dizer: Não, sente-se aqui ao meu lado e veja a rosa. Diante da insistência, o trabalhador ficou um tanto perturbado. Quem seria aquele homem maltrapilho? O que desejaria com ele com aquele convite? Seria sensato sentar-se ali, ao lado dele? Finalmente, venceu as próprias resistências, e se sentou ao lado do homem. Veja agora a rosa, falou feliz o maltrapilho. De fato, era um espetáculo todo diferente. Exatamente daquele lugar onde se sentara, daquele ângulo, podia ver a rosa colocada sobre um vaso de cristal, num colorido de arco-íris. Dali podia-se perceber um raio de luz do sol que vinha de uma das janelas e se refletia naquele vaso de cristal, decompondo a luz e projetando um colorido especial sobre a rosa, dando-lhe efeitos visuais de um arco-íris. E o trabalhador, extasiado, exclamou: é a primeira vez que vejo uma rosa em cores de arco-íris. Mas, se eu não tivesse me sentado onde estou, se não tivesse tido a coragem de me deslocar de onde estava, de romper preconceitos, jamais teria conseguido ver a rosa, num espetáculo tão maravilhoso. É preciso saber olhar o outro de um prisma diferente do nosso. O amor assume coloridos diversos, se tivermos coragem de nos deslocar de nosso comodismo, de romper com preconceitos, para ver a pessoa do outro de modo diferente e novo. Há uma rosa escondida em toda pessoa que não estamos sendo capazes de enxergar. Há necessidade de sairmos de nós mesmos, de nos dispormos a sentar em um lugar incômodo, de deixar de lado as prevenções, para poder ver as rosas do outro, de um ângulo diferente. Realizemos esta experiência, hoje, em nossas vidas. Procuremos aceitar que podemos ver um colorido diferente onde, para nós, nada havia antes, ou talvez, de acordo com nosso modo de pensar, jamais poderiam ser vistas outras cores. (autor desconhecido)
LINGUA PORTUGUESA – GESTAR II
12.09.09

Oficina - 12.09.2009

TP 2 - SOCIALIZAÇÃO DAS UNIDADES 5 E 6. ESTUDO DAS UNID. 7 E 8.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Oficina - 29.08.09


Campo Verde Mt.
Gestar II
Língua Portuguesa
2ª Oficina – 2º Semestre
Oficina Nº 11
TP1 – Unidade 3 e 4
No dia 29 de agosto de 2009, aconteceu a 11ª ( Décima primeira) Oficina do Gestar II em Língua Portuguesa, no Município de Campo Verde MT, na qual mais uma vez os professores socializaram suas práticas pedagógicas com as atividades do Gestar II, e o estudo das unidades 5 e 6 da TP2.
Iniciamos o encontro com uma mensagem em islides chamada “ FELIZ METADE DO ANO”, e a mensagem em texto escrito “ A FLOR RARA”, são reflexões significativas de nossas ações e posturas no dia-a-dia, na busca da persistência diante das dificuldades diárias, com quais nos deparamos cotidianamente, cada professor fez um breve comentário reflexivos sobre as mensagens.
Em seguida passamos para as os relatos das experiencias em sala de aula com as unidades 3 e 4 da TP1. Os relatos chegam até ser emocionantes, ao percebermos que tanto os professores quanto os alunos estão realmente envolvidos com o projeto e com
Comprometidos com o sistema.
           Foram desenvolvidos vários tipos de atividades, produção de textos de diversos gêneros como: propagandas, cartas, avisos, textos jornalísticos,transposição de textos, reestruturação textual, crônicas, representação ( Teatro), Cantiga de Roda, proposta do AAA, versão do professor,produção a partir do poema, além da intertextualidade.
              Foram desenvolvidas quase todas as seções das duas unidades (3 e 4) da TP1, mas as seções mais desenvolvidas pelos professores em sala de aula foram as seções 1 e 3 da unidade 3 e a seção 2 da unidade 4, todas com muita criatividade, tanto por parte do professor quanto pelo aluno.
               E por fim, fizemos o estudo das unidades 5 e 6 da TP2 ( Gramática: seus vários sentidos \ A frase e sua organização). Foi trabalhado alguns islides com propagandas, intertextualidade, e a estruturação de frases. Os professores se divertiram muito com os ilides de propagandas e estruturação de frase através de vídeos, foi um estudo muito prazeroso, com boas risadas.tro
                A cada encontro flui-se novas experiências e idéias, que nos proporcionam o crescimento pessoal e profissional. Como na frase: "Seja qual for a luta, saiba que o motivo para chegar à vitória sempre será você.



Uma Flor Rara



Havia uma jovem muito rica, que tinha tudo: um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que lhe pagava muitíssimo bem, uma família unida. O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária em algumas áreas. Se o trabalho lhe consumia muito tempo, ela tirava dos filhos, se surgiam problemas, ela deixava de lado o marido... E assim, as pessoas que ela amava eram sempre deixadas para depois. Até que um dia, seu pai, um homem muito sábio, lhe deu um presente: uma flor muito cara e raríssima, da qual havia um apenas exemplar em todo o mundo. E disse a ela: - Filha, esta flor vai te ajudar muito mais do que você imagina! Você terá apenas que regá-la e podá-la de vez em quando, ás vezes conversar um pouquinho com ela, e ela te dará em troca esse perfume maravilhoso e essas lindas flores. A jovem ficou muito emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual. Mas o tempo foi passando, os problemas surgiam, o trabalho consumia todo o seu tempo, e sua vida, que continuava confusa, não lhe permitia cuidar da flor. Ela chegava em casa, olhava a flor e as flores ainda estavam lá, não mostravam sinal de fraqueza ou morte, apenas estavam lá, lindas, perfumadas. Então ela passava direto. Até que um dia, sem mais nem menos, a flor morreu. Ela chegou em casa e levou um susto! Estava completamente morta, suas raízes estavam ressecadas, suas flores caídas e suas folhas amarelas. A jovem chorou muito, e contou a seu pai o que havia acontecido. Seu pai então respondeu: - Eu já imaginava que isso aconteceria, e eu não posso te dar outra flor, porque não existe outra igual a essa, ela era única, assim como seus filhos, seu marido e sua família. Todos são bênçãos que o Senhor te deu, mas você tem que aprender a regá-los, podá-los e dar atenção a eles, pois assim como a flor, os sentimentos também morrem. Você se acostumou a ver a flor sempre lá, sempre florida, sempre perfumada, e se esqueceu de cuidar dela. Cuide das pessoas que você ama! E você? Tem cuidado das bênçãos que Deus tem te dado? Lembre-se da flor, pois como ela são as bênçãos do Senhor: Ele nos dá, mas nós é que temos que cuidar delas.
GESTAR II /29.08.09


Socialização dos Avançando na Prática. TP1 - Unidade 3 e 4.