segunda-feira, 16 de novembro de 2009

DIA:07.11.2009 - SOCIALIZAÇÃO DOS PROJETOS


Dia 07.11.2009

Campo Verde MT
Gestar II – Língua Portuguesa
Socialização dos Projetos.
Essa oficina aconteceu especificamente para a socialização dos projetos. Seu início de planejamento se deu na segunda oficina do Gestar II, para que suas ações fossem desenvolvidas  durante todo  o ano letivo de 2009, com culminância no término das ações do projeto Gestar II   deste mesmo ano.
Deixamos essa ação para a última oficina, que aconteceu de forma dinâmica e com muita troca de experiências, cada professor apresentou seu projeto escrito, os passos de cada ação e sua conclusão.
 Os projetos foram desenvolvidos com pesquisas, leituras, atividades, confecção de livros ilustrados a partir das leituras, como também, criações de livros e ilustrações, criação dos próprios alunos a partir de um tema. Os professores tiveram participação de todos os alunos, que mesmo diante de alguns obstáculos venceram através do incentivo do conjunto.
Diante disso os professores cursistas ficaram muito satisfeitos com o resultado dos projetos, segundo eles foi gratificante ver a dedicação e a boa vontade dos alunos em fazer e concluir as ações do projeto com qualidade.
                        O Gestar II, foi um programa que veio a somar na qualidade do ensino, inclusive na ação didática do professor em sala de aula, tenho certeza que  a partir daqui , suas ações serão diferentes, principalmente na produção escrita, pois acreditam que podem oferecer aos  alunos possibilidades  de criação para que possam desenvolverem suas atividades de produção  de forma prazerosa, criativa e dinâmica, a partir de um planejamento didático criativo e inovador por parte do professor.
                  Façamos da interrupção um caminho novo. Da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro!"


( Fernando Sabino )
GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA
FORMADORA:NEUZELI  MARQUES NÓBREGA
DIA:07.11.2009



 Viver é 

show fantástico!




Você pode ter defeitos, viver ansioso, chorar e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é o maior tesouro do mundo.
Só você pode evitar que ela desfaleça.
Lembre-se sempre de que ser feliz não é ter um céu sempre azul, caminhos sem obstáculos, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções.
Ser feliz
É encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor mesmo nos desencontros.
Ser feliz
Não é apenas valorizar o sorriso a alegria, mas também refletir sobre a tristeza.
Não é apenas comemorar as vitórias, mas aprender lições nos fracassos.
Não é apenas alegrar-se como os aplausos, mas encontrar alegria na escuridão.
Ser feliz
É reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, incompreensões nos períodos de crise basta saber aproveitar.
Ser feliz
Não é uma sorte do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu eu interior.
Ser feliz
É deixar de ser vítima ou réu nos problemas, é se tornar o autor da própria história.
Ser feliz
É atravessar desertos, ser capaz de encontrar um oásis escondido em sua alma.
É agradecer a cada manhã pela vida.
Ser feliz
É não ter medo dos próprios sentimentos e saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um... "Não".
Ser Feliz
É saber receber com segurança uma crítica, mesmo que seja injusta.
É beijar os filhos, é ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem.
É deixar viver a criança que cada um tem dentro de si.
Ser feliz
É saber admitir quando errou e dizer "Eu errei".
É ser o primeiro a dizer "Me perdoe”
É ter sensibilidade para expressar
"O que você tem mais de profundo no coração".
É ter capacidade de dizer sem medo "Eu te amo".
Faça da sua vida um canteiro de oportunidades.
Que nas suas primaveras você seja amante da alegria.
Que nos seus invernos você seja amigo da sabedoria.
E finalmente
Quando você desviar do caminho, comece tudo de novo.
Pois assim você terá cada vez mais amor pela vida e descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita.
Mas saber usar suas lágrimas para irrigar a tolerância.
Saber usar suas perdas para polir a paciência.
Saber usar suas falhas para construir a serenidade.
Saber usar sua dor para aumentar o prazer.
Saber usar os obstáculos para abrir as janelas da sabedoria.
Não desista nunca de si mesmo.
Não esqueça nunca as pessoas que te amam.
Não desista nunca de quem te ama.
Não desista nunca de ser feliz, pois...
 

A VIDA É UM SHOW FANTÁSTICA!!

             Autor ( S.Bernardelli )
                     GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA                   FORMADORA: NEUZELI M. NÓBREGA
07.11.2009

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Socialização dos Projetos - 07.11.2009



Oficina - 05.11.2009

 
Dia: 05/11/09 

Campo Verde Mt. 
Gestar II - Língua Portuguesa 
2º Semestre TP6 – Socialização das unidades 23 e 24.
Mais uma oficina do Gestar II, em Língua Portuguesa, momento em que iniciamos o encontro com uma mensagem em islides chamada “ SALA DE AULA”, e a leitura compartilhada da mensagem em texto escrito “ACREDITAR E AGIR”, são reflexões significativas sobre nossas escolhas e posturas no dia a dia.
    Foi socializado as atividades desenvolvidas em sala de aula pelos professores cursistas com os Avançando na prática da TP6, unidades 23 e 24,  sendo também nossa última atividade dentro das TPS do Projeto Gestar II.
As atividades escolhida pelos professores foram quase de todos a mesma, unidade 23, seção 1, com exceção de alguns que escolheram outras  atividades da unidade 24.
Na verdade as propostas das unidades,  fecham em forma  de produção todos os conteúdos das demais TPS, assim a maioria dos professores escolheram a proposta de produção de texto da unidade 23, seção 1, que fazem escolhas de figuras e em forma de recortes  as colocam em uma sequência lógica, produzindo assim os textos. Os alunos em duplas organizaram as figuras e produziram seus textos, em seguida, fizeram a troca para a correção  entre as duplas através das legendas, em seguida, os textos retornaram as duplas que fizeram a sua reestruturação.
Foi uma atividade bastante significativa, em que os alunos participaram com entusiasmo, e todos os grupos fizeram leitura compartilhada de suas produções.
Como os professores falaram, desenvolver as ações do Gestar II,  foi algo diferente e inovador tanto para os professores, quanto para os alunos, que participaram com entusiasmo e criatividade de todas as ações.
Assim, concluímos com a frase: A única coisa que separa um homem do que ele quer da vida normalmente é simplesmente a vontade de tentar  e a fé para acreditar que  é possível."
                                                                                                    (Richard M. Devos).


quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Oficina:05.11009 - Leutura Compartilhada



Acreditar e Agir

Um viajante caminhava pelas margens de um grande lago de águas cristalinas, imaginando uma forma de chegar até o outro lado, aonde era seu destino. Suspirou, profundamente, enquanto tentava fixar o olhar no horizonte. A voz de um homem de cabelos brancos quebrou o silêncio momentâneo, oferecendo-se para transportá-lo. Era um barqueiro.

O pequeno barco envelhecido, no qual a travessia seria realizada, era provido de dois remos de madeira de carvalho. O viajante olhou detidamente, percebeu haver letras em cada remo. Ao colocar os pés empoeirados dentro do barco, observou que eram mesmo duas palavras.

Num dos remos estava entalhada a palavra ACREDITAR e no outro, AGIR. Não contendo a curiosidade, perguntou ao barqueiro o motivo daqueles nomes nos remos.

O barqueiro pegou o remo, no qual estava escrito ACREDITAR, e remou com toda força. O barco começou a dar voltas, sem sair do lugar. Em seguida, pegou o remo em que estava escrito AGIR, e remou com todo vigor. Novamente, o barco girou em sentido oposto, sem ir adiante. Finalmente, o velho barqueiro, segurando os dois remos, movimentou-os ao mesmo tempo, e o barco, impulsionado por ambos os lados, navegou através das águas do lago, chegando calmamente à outra margem.

O barqueiro disse ao viajante:
- Este barco pode ser chamado de AUTOCONFIANÇA. E a margem é a META que desejamos atingir. Para que o barco da AUTOCONFIANÇA navegue seguro e alcance a META pretendida, é preciso que utilizemos os dois remos ao mesmo tempo, e com a mesma intensidade: ACREDITAR e AGIR.

Não basta apenas ACREDITAR, senão o barco ficará rodando em círculos, é preciso também AGIR para movimentá-lo na direção que nos levará a alcançar a nossa META. Impulsione os remos com força e com vontade, superando as ondas e os vendavais, e não se esqueça que, por vezes, será preciso até remar contra a maré.


GESTAR II LINGUA   PORTUGUESA
FORMADORA: NEUZELI M. NÓBREGA
05.11.2009

SALA DE AULA.

Oficina 05. 11. 09