quarta-feira, 22 de abril de 2009

OFICINA DIA 16.04.09

OFICINA - Nº 2 UNIDADE 09 E 10.

Dia 16.04.09, ocorreu a 2ª Oficina em Língua Portuguesa, do Programa Gestar II, no Município de Campo Verde MT, na qual foi feito o estudo das Unidades 09 e 10 da TP3.

Foi um momento de muita expectativa, tanto para mim, quanto para os professores cursistas, pois na oficina anterior tíamos feito somente a introdução do projeto com os slides do Gestar e do Guia Geral e a entrega do material.

Chegou o grande dia, fui para a Oficina ansiosa para ver no que ia dar, para a minha felicidade, deu tudo certo, os cursistas estavam tão ansiosos quanto eu, iniciei o encontro com uma linda mensagem em slides de reflexão, trabalhando a sensibilização, em que gerou depoimento de alguns professores sobre objetivos e determinação em nossa vida. Em seguida fizemos uma leitura compartilhada do texto "A História do Lápis".

Desenvolvemos o estudo das unidades 09 e 10 da TP3, em pequenos grupos, onde os professores se familiarizaram um pouco mais com o material e tiveram a oportunidade da troca de idéias e experiências sobre os conteúdos abordados e suas práticas em sala de aula: os conteúdos em contexto eram: Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado, relacionando os gêneros textuais e sua competência sociocomunicativa, como também, identificar características que levam à classificação de um gênero textual.

Em seguida cada grupo desenvolveu um planejamento com um dos Avançando na Prática das duas unidades, foi maravilhoso, eles adoraram, e no momento da socialização dos planejamentos houve sugestões sobre os conteúdos abordados e qual a melhor maneira de desenvolvê-los em sala de aula.

Senti naquele momento, que os professores, tinham abraçado o programa, e que tinha tudo pra dar certo, pois todos estavam ali com o mesmo propósito que é a melhoria de suas práticas pedagógicas.

NEUZELI MARQUES NÓBREGA

FORMADORA DE LINGUA PORTUGUESA

GESTAR II

CAMPO VERDE MT.

2 comentários:

Discursos que se cruzam disse...

Conte-me como foi esse estudo.. quais as atividades mais fizeram sucesso entre os cursistas??? Eles gostaram de aplicá-las??? Como foram os relatos??? As sugestões foram boas?? não foram?? quero saber tudo.. Conte-em tudo, não esconda-me nada.. (rs)

Bjm...
espero mais detalhes...

Tamar

lucimar disse...

Olá pessoal!!!!
Lendo o depoimento de vocês, estou feliz pois vejo que o Gestar está realmente entrando nas salas de aula. E sendo mais um programa, só que fazendo a diferença, por ser atuante, e indo até a sala de aula. Tive hoje minha primeira oficina trabalhando o Guia Geral,foi muito bom, a única dificuldade encontrada no grupo inicial, foi o número de participantes, tivemos apenas 07 cursistas, faltaram 03 que irei tentar trazê-lo para somar suas experiências. LUCIMAR ARAÚJO -ARAÇAGI-PB