segunda-feira, 8 de junho de 2009

OFICINA- DIA 06.06.09

GESTAR II EM CAMPO VERDE MT. OFICINA Nº 6 TP4 - DEVOLUTIVAS DAS UNIDADES 13 E 14 ESTUDOS DAS UNIDADES 15 E 16.
No dia 06.06.09, realizamos mais uma oficina do Gestar II, no Município de Campo Verde MT. Foi o nosso sexto (6º) encontro . Os professores então bastante animados com as aplicações das atividades com seus alunos, eles sentem-se entusiasmados com as realizações das atividades propostas, e já querem saber quando será a próxima atividades, e as turmas que ainda não foram desenvolvidas atividades cobram dos professores, quando eles vão fazer as atividades do Gestar. Os trabalhos estão motivando tanto os professores como também alunos, e isso faz com que busquem a qualidade e o aperfeiçoamento a cada atividade realizada. Foi um momento de muita troca de idéias, experiências, sugestões enriquecedoras das práticas pedagógicas, sinto que a cada oficina eles se interagem cada vez mais, e estão realmente motivados e integrados com o projeto. As atividades desenvolvidas são bastante diversificadas, alunos que não desenvolvem tarefas em sala , participaram dizendo “essa atividade vou fazer com prazer”, deixando o professor feliz , ao perceber que suas ações estão sendo significativas. Alguns professores ainda sentem dificuldade em conciliar o tempo entre a aplicação das atividades do gestar com seu planejamento e atividades da escola, mas a maioria já conciliam muito bem as atividades entre as oficinas, pois já estão conseguindo tornar o processo das atividades em ações continua s, facilitando assim sua aplicações.Aos poucos eles estão se descobrindo dentro do Gestar . Além das atividades do Avançando na Prática, ele estão trabalhando também com as atividades dos AAA, estão gostando muito das atividades, suas aplicações estão sendo um sucesso, os professores se interagem cada vez mais com o material, e estão sabendo usufruir muito bem dele.
Os Avançando na Prática mais aplicados foram: O da unidade 13, Seção 1 – Letramento, e Seção 3 – Conhecimento Prévio e a atividade de leitura e escrita. Dessas unidades tivemos uma diversidade de ações, observação e transcrições de trajetos, anúncios no comércio e suas estruturas, o uso da escrita em jornais revistas ,para em seguida fazer uma análise de suas estruturas. Como também foram feito levantamentos das festas Locais, com produção escrita, e reestruturação dos mesmos, exposição das atividades no mural da escola. Enquanto que da unidade 14, foram desenvolvidas as três seções, cada professore a seu modo, ou seja, com sua metodologia, foram desenvolvidas atividades diversificadas por cada professor, mas todas muito interessante, que chamou a atenção e o interesse do aluno ao efetuá-la.
Os projetos já foram elaborados pelos professores cursistas em uma oficina específica, e estão sendo aplicados por todos nas escolas, já está a todos vapor com previsão de sua culminância e tudo, sinto um grande entusiasmo por parte dos professores, pois estão conseguindo fazer com que os alunos se envolvam efetivamente em suas ações. Só falta os registros do projeto no blog, como também, as ações que já foram desenvolvidas, mas acredito que nos próximos dias serão feitos todos os registros.
Apesar da extensa carga horária de trabalho semanal de cada professor cursista, sinto que estão bastante motivados, e fazem de tudo para atuarem efetivamente em todas as ações tanto do projeto como das oficinas, em busca da qualidade de suas aulas. No início de cada oficina sempre trabalhamos uma dinâmica, e nesse encontro foi apresentado as mensagens em slides: " Sementes..." , " Orvalho de Vida"! São mensagens que nos fazem refletir sobre nossas ações, as quais no possibilitou calorosas discussões sobre nossos atos cotidianos. Acredito que o Gestar II está sendo uma experiência maravilhosa, nós somos instrumentos ativos desse processo que tem tudo pra dar certo!

Um comentário:

PROF ANDERSON disse...

Eh professora mais adiante visite o nosso blog do gestar do município de Barra Mansa RJ .Força sempre