segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Dia: 15/08/09


Dia: 15/08/09
Campo Verde Mt.
Gestar II
Língua Portuguesa
1ª Oficina – 2º Semestre
Oficina Nº 10
TP1 – Unidade 1 e 2
No dia 15 de agosto de 2009, aconteceu a 10ª ( décima) Oficina do Gestar II em Língua Portuguesa, no Município de Campo Verde MT, na qual mais uma vez os professores socializaram suas práticas pedagógicas com as atividades do Gestar II.
Na primeira unidade da TP1, chamada variantes lingüísticas: dialetos e registros, que distingue normas e usos da língua e na segunda unidade TP1, variantes lingüísticas desfazendo equívocos, trabalhando oralidade e escrita, a norma culta e o texto literário, esclarecendo a importância da compreensão mais ampla desses acontecimentos linguisticos. Foram desenvolvidas diversas atividades com metodologias e didáticas pedagógicas diferenciadas, com pesquisas sobre as várias modalidades da língua, língua padrão e de grupo, na busca da caracterização da língua oral e escrita.
Nas duas primeiras unidades foram desenvolvidas diversas atividades com pesquisas, confecção de mini-dicionário, abordando a linguagem de grupo e seus significados, produção escrita de textos.
Todas as atividades propostas aos alunos dos Avançando na Prática pelos professores cursistas obtiveram resultados satisfatórios e bastante significativos, onde todos os alunos participaram da ação, demonstrando interesse e bastante motivados na efetivação de todas as etapas da atividade proposta pelo professor.
Foi a primeira oficina após o segundo encontro do Gestar II em Cuiabá (Águas Quentes de São Vicente, de 10 a 14 de agosto de 2009), onde ocorreu a socialização das experiências com o programa nos município através dos formadores, momento que compartilhamos nossas satisfações e insatisfações em nossa prática junto aos cursistas. Acredito que foi um momento riquíssimo, que nos proporcionou conhecimentos e também a oportunidade de refletirmos sobre nossa prática pedagógica, e também avaliarmos melhor nossos cursistas, com suas dificuldades práticas, por falta de tempo devido a uma carga horária de trabalho extensa e disgastante, para o professor. E como também, percebemos que muitos têm a oportunidade e não aproveitam e outros com muito mais dificuldades dão o melhor de si, aproveitam o máximo que podem.
É através desse profissional que acreditamos em uma educação de qualidade, desenvolvida com responsabilidade na busca da formação do verdadeiro cidadão, cumpridores de seus deveres e também conhecedores de seus direitos.


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