terça-feira, 29 de setembro de 2009

Oficina - 24.09.2009


Campo Verde  Mt.
Gestar II - Língua Portuguesa
2º Semestre
Oficina Nº 13 – Socialização da  TP2 – Unidade 7e 8
Estudo das unidades 21 e 22 da TP6.

                           No dia 24 de Setembro de 2009, aconteceu a 13ª ( Décima- Terceira), oficina do Gestar II em Língua Portuguesa, no Município de Campo Verde MT,  na qual mais uma vez os professores socializaram suas práticas pedagógicas com as atividades do Gestar, socialização das unidades sete e oito da TP2 e estudo das unidades 21 e 22 da TP6. Iniciamos o encontro assistindo o vídeo “TUDO DEPENDE DE MIM.” Em seguida comentamos o vídeo, em que cada um expôs suas reflexões sobre a mensagem.
                               Após passamos para a socialização das ações  pedagógicas dos professores  cursistas  com o Avançando na Prática da TP2, unidades 7 e 8. Da unidade 7 foram desenvolvidas as seções dois e três e na unidade oito a seção três, de forma muito criativa, em que motivaram os alunos a desenvolverem as atividades com entusiasmo, dentre as atividades desenvolvidas em sala podemos citar: leituras, produções de textos, histórias em quadrinho com a presença de onomatopéia, confecção de almanaque,   confecção de cartazes, concurso de declamação de poesias, apresentação de teatro, paródias com a linguagem informal e caipira.
                          Todas as atividades foram maravilhosas, criativas e envolventes, em que os professores demonstraram estar muito contentes com a participação de todos os alunos nas atividades.
                          Em seguida, fizemos o estudo em grupo das unidades 21 e 22 da TP6, na qual os professores fizeram a leitura e elaboraram  um plano de aula  em cima do conteúdo abordado e socializaram para os colegas, com  trocas de idéias e  sugestões sobre a aula.
                      E encerramos o encontro com a leitura reflexiva da mensagem “A FORMIGA”, que nos fez pensar sobre nosso comportamento e lamurias do dia a dia, pois a mensagem termina com uma oração, na qual pedimos força, tenacidade, perseverança, inteligência e humildade, para superarmos todas as adversidades da nossa estrada, como na frase :O sucesso nunca é permanente, o fracasso nunca é total. Mas o que vale é a coragem de lutar.


Nenhum comentário: