quarta-feira, 20 de maio de 2009

OFICINA -14\05\09

RELATÓRIO - OFICINA Nº 4 TP3-DEVOLUTIVAS DAS UNIDADES 09 E 10 ESTUDOS DAS UNIDADES 11 E 12. As oficinas de Língua Portuguesa iniciou no dia 04 de abril de 2009, a elaboração do projeto, como também, os plantões pedagógicos. No início do curso fiquei apreensiva com a desistência de alguns cursistas, uns fizeral a incrição e não compareceram em nenhuma das Oficinas, outros desistiram assim que conheceram o projeto e sua dimensão, como também ao ver o material. Confesso que foi um pouco frustrante já que tínhamos toda uma expectativa.
Já tivemos quatro encontros, acredito que já definiu o total de cursistas, que são dezesseis, estou muito feliz com a participação de todos, alguns estão com dificuldades em lidar com o BLOG, mais aos poucos eles irão aprendendo e perceberão que não é tão difícil assim. Em nossa última Oficina, tivemos a primeira socialização do Avançando na Prática da TP3, unidades 09 e 10, foi gratificante ver o entusiasmo dos cursistas em relação à participação dos seus alunos nas atividades. Os Avançando na Prática mais trabalhado pelos professores cursistas foram os da unidade nove (09), seção um, página 25, seção três, página 41 e da unidade dez (10 ) seção 1 página 64, mas cada um desenvolveu a atividade de seu jeito, ou seja, com sua metodologia. Foram trabalhados com turmas do 6º ao 9º ano. A escolha das atividades foi visando aquelas que chamassem a atenção do aluno, despertando assim o interesse e a participação do mesmo nas atividades. Percebe-se que tiveram ação ativa nas atividades. Selecionaram, criaram, reestruturaram, e no termo das atividades fizeram questão de socializar com os colegas e expor as mesmas para a escola em todas as etapas e com isso o resultado foi bastante significativo e eficaz. Até o professor se sentiu mais motivado, em realizar as atividades. Todos os professores cursistas estão com uma carga horária semanal de trabalho muito grande, por isso sentem-se angustiados quanto aos momentos de estudo, planejamento, aplicação das atividades, sabem que tem que estudar e planejar criteriosamente suas aulas, e isso deixa-os desesperados, mas mesmo assim, estão se dedicando ao máximo e estão felizes com o curso, gostaram muito do material, a teoria das TPS, as atividades dos AAAS. Os professores acreditam que o material irá auxiliá-los no desenvolvimento da leitura e da escrita com seus alunos, que é uma das grandes deficiências no ensino de Língua Portuguesa, como dos conteúdos abordados no material, eles estão dispostos aproveitá-los ao máximo. Assim, estamos na expectativa para o próximo encontro, no qual teremos a socialização do Avançando da Prática das unidades 11\12 da TP3.

Um comentário:

Debora Peixoto disse...

Olá, Neuzeli!
Li o seu relato sobre a participação dos cursistas e estou enfrentando o mesmo ...que bom a gente ver q. as dificuldades são as mesmas em pontos diferentes deste país. Hoje foi o meu 2º encontro....