domingo, 9 de agosto de 2009

OFICINA DA PT5. DIA 16.07.2009

GESTAR II EM CAMPO VERDE MT.

OFICINA Nº 9 - LÍNGUA PORTUGUESA

SOCIALIZAÇÃO DAS UNIDADES 19 E 20 DA TP5.

No dia 16.07.2009, aconteceu a 9ª Oficina do programa, GESTAR II de Língua Portuguesa em Campo Verde MT. Na qual fizemos a leituras de uma mensagem ( O TREM DA VIDA) de Silvana Duboc, além de outras em slydes, que nos levaram a reflexão de nossos objetivos e a determinação para a sua realização.

Mais um encontro em que tivemos a oportunidade de socializarmos as atividades do Avançando na Prática das unidades 19 e 20 da TP5. Na qual foram desenvolvias todas as seções das duas unidades de forma bastante diversificadas e criativas, mais as seções que foram mais trabalhas foram: As três seções da unidade 19 ( coesão e progressão textual), as seções dois e três da umidade 20 (A lógica no texto, a negação e o significados Implícitos).

Foi comovente e contagiante observar a impolgação com que os professores socializam suas esperiências junto aos alunos das atividades do Gestar II, onde professores e alunos interagem com o programa, foram experiências maravilhosas e muito significativa, pois tinha o sabor do dever comprido de toda uma expectativa, não só para mim como formadora , mas para o professor cursista também, mas enfim, chegamos ao término da primeira etapa do projeto com todas as oficinas desenvolvidas e socializadas, somente os registros de alguns cursistas que não estão totalmente prontos, mas chegaremos lá.

Após a socialização das atividades desenvolvidas pelos professores cursistas em sala de aula, eles responderam um ficha de auto-avaliação, em relação a sua postura, suas ações, no decorrer do curso, proporcionando-o uma reflexão de suas ações e práticas dentro do projeto. Acredito que essa auto-avaliação foi válida tanto para os professores, como para mim como formadora, pois nos fez repensar em nossas ações, possibilitando uma melhora como um todo no próximo semestre.

Em seguida fechamos o semestre com uma pequena comemoração, momento raro, pois a correria do dia a dia nos impossibilita da realização desses pequenos momentos, mais de grande significado. Foi maravilhoso, onde a descontração foi contagiante e o gostinho de quero mais ficou no ar. Como diz a mensagem abaixo de Paulo Coelho.

A VIDA

A vida é como uma corrida de bicicleta, cuja meta é cumprir a Lenda Pessoal.

Na largada,estamos juntos, compartilhando camaradagem e entusiasmo. Mas,à medida que a corrida se desenvolve, a alegria inicial cede lugar aos verdadeiros desafios: o cansaço, a monotonia, as dúvidas quanto à própria capacidade. Reparamos que alguns amigos desistiram do desafio, ainda estão correndo,mas apenas porque não podem parar no meio da estrada. Eles são numerosos, pedalam ao lado do carro de apoio, conversam entre si, e cumprem sua obrigação.

Terminamos por nos distanciar deles; e então somos obrigados a enfrentar a solidão, as surpresas com as curvas desconhecidas, os problemas com a bicicleta.

Perguntamos-nos finalmente se vale a pena tanto esforço.

Sim, vale...É só não desistir

Paulo Coelho

Um comentário:

Helenice Araújo disse...

Parabéns a você e a suas cursistas!!!
Um abraço,
Helenice Araújo