Esse foi o 5º encontro do gestar II no Municipio de Campo Verde, no qual tivemos a oportunidade de socializarmos o Avançando na Prática das unidades 11 e 12 da TP3. Os mais aplicados em sala de aula pelos professores cursistas foram os da unidade 11, seção 1 (Sequências Tipológicas: Descrição e Narração), e Seção 2 (Tipos injuntivo e preditivo.E na unidade 12, Seção -1 Gêneros textuais e sequências Tipológicas, e Seção 3 (A intertextualidade entre gêneros textuais).
Foi muito interessante observarmos que, mesmo aqueles professores que desenvolveram ma mesma atividade, todas elas tiveram sua especificidade , ou seja, cada um com sua metodologia e criatividade, todas muito inovadoras.
Tivemos vários tipos de textos, como desfecho das atividades, com o quais foram produzidos gibis, frases ilustradas, histórias em quadrinho, horóscopos, produções de textos em diversos gêneros textuais.
Os meios pelos quais foram desenvolvidas as atividades, foi de acordo com a realidade de cada escola e sua clientela, ( zona urbana e zona rural), mas sem dúvida a inovação nas ações pedagógicas dos cursistas tem motivado os alunos, como também o próprio professor.
Fizemos o estudo das unidades 13 e 14, da TP4, em grupo (dupla) e cada grupo fez o estudo de uma seção, desenvolvendo um planejamento com o Avançando na Prática da seção em estudo. Em seguida cada grupo apresentou seu planejamento em forma de seminário.
Esse momento foi muito rico e bastante significativo com reflexões acerca do ato de ensinar e da aprendizagem, e o que pretendemos alcançar com nossas ações dentro de sala de aula, lembrando sempre de valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, sua cultura e também as diversidades culturais.
As discussões acerca do tema abordado nas unidades, e as várias possibilidades de como trabalhar o assunto com o aluno, e o que devemos considerar como forma de multiplicidade de escolhas, nos proporcionou naquele momento discussões riquissímas sobre o assunto, em que os professores participaram com fervor e com um entusiasmo contagiante, onde enfatizemos as práticas discusivas de leitura e escrita como fenômenos sociais, que ultrapassam os limites da escola.
NEUZELI M. NÓBREGA - FORMADORA GESTAR II
LINGUA PORTUGUESA
CAMPO VERDE MT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário